Closer opens Quantum Computer Programming Division - [Portuguese]

Closer implementa Divisão de Programação de Computadores Quânticos
Lisboa, 14 de Fevereiro de 2020 – A Closer, tecnológica de Data Science especializada em Business Intelligence, Advanced Analytics e Artificial Intelligence, acaba de implementar mais uma área de investigação e de negócio, desta feita na área de Programação de Computadores Quânticos.
O ano de 2019 foi o melhor ano da história da Closer, no qual a empresa superou os 10 milhões de euros de faturação, crescendo acima dos 30% e conquistando mais clientes entre os líderes globais. Os resultados refletem-se numa segurança acrescida no investimento em investigação e conhecimento, tal como tem sido apanágio da empresa desde a sua fundação. É neste sentido que a Closer reforça o seu carácter exportador, movendo o centro de influência comercial cada vez mais para o norte da Europa.
“Historicamente, a Closer é a empresa que mais físicos emprega no país e cujo core business é o desenvolvimento e implementação de modelos matemáticos com base no tratamento massivo de dados”, revela João Pires da Cruz, Partner da Closer. A criação da área de Computação Quântica sucede-se neste momento devido ao nível de maturidade atingido pelo desenvolvimento dos interfaces para programação de circuitos quânticos, o que permite à empresa participar agora nesse desenvolvimento.
A Closer vai, assim, desenvolver a capacidade de programação que é substancialmente diferente daquela que hoje se reconhece como programação de computadores clássicos. “Neste momento, estamos apenas a iniciar atividade neste campo com 4 pessoas. Aquilo que a divisão tem que demonstrar é o potencial da sua existência, para que possamos garantir que em frente desses interfaces estará a Closer quando os computadores quânticos estiverem disponíveis em todo o seu potencial”, esclarece João Pires da Cruz. A intenção da empresa será, portanto, fortalecer a sua posição no mercado, tornando-se pioneira em algo cujo futuro se está ainda a construir.
Os objetivos, no imediato, passam por manter o crescimento sustentado que a Closer tem vindo a registar nas suas demais áreas de negócio, nunca descurando, como se vê, a implementação de novas formas de inovação. Em 2020, ano em que comemora 14 anos de existência, a empresa prevê manter os 50% de faturação além-fronteiras e continuar a capitalizar a inovação produzida em Portugal, nomeadamente no desenvolvimento de modelos analíticos para obtenção de conhecimento sobre os clientes, os seus hábitos e riscos. Saliente-se que a Closer tem uma das maiores equipas de Data Scientists do país e é um dos maiores empregadores privados de doutorados em Portugal, a maioria dos quais em áreas quantitativas. Todos os anos investe 25% dos resultados em Investigação & Desenvolvimento.
Sobre a Closer
Fundada em 2006 com a missão de Desafiar a Complexidade, a Closer é uma empresa de Data Science especializada em Business Intelligence, Advanced Analytics e Inteligência Artificial. Com forte expertise nos setores financeiro, industrial e telecomunicações, a Closer tem uma equipa de 250 colaboradores e escritórios em Portugal, Brasil, Reino Unido, Macedónia e Hong Kong.