CLF consolidates information and streamlines decision-making with new analytics, reporting and monitoring platform - [Portuguese]

A implementação do CIO.dashboard da Closer permite à Caixa Leasing e Factoring (CLF) recolher automaticamente e aceder de forma intuitiva a toda a informação relevante sobre as operações nas áreas de ‘Negócio’ e ‘Sistemas e Suporte’. A instituição financeira pode agora tomar decisões mais fundamentadas, controlar facilmente as iniciativas em curso e agir proativamente face às tendências e problemas identificados: em qualquer altura, em qualquer lugar e a partir de um único painel atualizado em tempo real. Download do Caso de Sucesso >

Lisboa, 16 de junho de 2015 – A Closer, tecnológica portuguesa focada em simplificar e rentabilizar o dia-a-dia das empresas, acaba de anunciar o desenvolvimento de um projeto de Business Intelligence e Analytics na Caixa Leasing e Factoring, bem como os respetivos resultados. Na sua base está o CIO.dashboard, uma solução desenvolvida internamente pela Closer como resultado da aposta em I&D (25% dos resultados obtidos todos os anos) e da experiência no terreno, respondendo de forma pragmática às reais 'dores' dos clientes.


Desafio
O crescimento exponencial da informação, a dispersão por várias fontes e a morosidade no seu tratamento eram desafios críticos com que a CLF se deparava. Apesar de dispor de um vasto conjunto de dados relevantes para o negócio, faltava a ferramenta que permitisse a sua recolha automática e consolidação eficiente num único local. “Até então recorria-se ao Excel para analisar e monitorizar as áreas vitais da organização”, refere Alexandre Carvalho, CIO da Caixa Leasing e Factoring.

Com este cenário, a CLF identificou a necessidade de implementação de uma plataforma móvel de Business Intelligence que oferecesse uma visão consistente, integrada e em tempo real do negócio e das TI, monitorizasse o seu desempenho e otimizasse a tomada de decisão. Por outro lado, teria que permitir um acesso rápido e intuitivo à informação, bem como a construção de dashboards personalizados às necessidades do negócio, da empresa e dos utilizadores.


Solução
O CIO.dashboard foi a solução selecionada pela CLF para a monitorização e gestão em tempo real dos KPIs de negócio, sistemas e suporte. A escolha da Closer como parceiro nesta área surge “no seguimento da implementação do Data Warehouse da CLF e pelo facto de a Closer deter um profundo conhecimento no desenvolvimento e apresentação de informação de gestão. Tratar Business Intelligence e Analytics por ‘tu’ faz toda a diferença”, salienta Alexandre Carvalho.

A implementação do projeto foi efetuada de forma faseada e com estreito envolvimento das duas partes. Primeiro, a CLF definiu a informação que pretendia monitorizar nos dashboards e disponibilizar em tempo real (indicadores e métricas – produtividade, custos, impressoras, esforço da equipa). Depois, identificou as fontes de informação a consolidar no CIO.dashboard (tendo a Closer implementado os processos de ETL responsáveis pela recolha dos dados e posterior disponibilização no modelo de suporte ao frontend Windows 8). Por fim, a Closer desenhou e construiu os dashboards propriamente ditos. Ao contrário do expectável em projetos desta natureza, a implementação decorreu de forma célere (3 semanas), iterativa e sem qualquer sobressalto.


Resultados
Num projeto cujo principal objetivo era consolidar e permitir um melhor e mais fiável acesso à informação, os benefícios da adoção do CIO.dashboard foram praticamente imediatos. A centralização da informação, a análise de resultados em comparação com períodos anteriores, o controlo imediato da situação em áreas fundamentais da empresa e a observação em tempo real da evolução dos indicadores trouxeram um efetivo valor acrescentado à CLF e à sua equipa.

De acordo com Alexandre Carvalho, “O facto de termos a informação relevante agregada num único painel de leitura simples e de fácil acesso, de conseguirmos uma visão consistente da organização e de cada área através de métricas de análise e alertas, e de implementarmos uma solução totalmente escalável, permitiu à CLF a consolidação da informação de gestão e a uniformização de ferramentas com um retorno do investimento efetuado em prazos muito interessantes”.

Com a nova plataforma de análise, reporting e monitorização, a CLF tem hoje uma noção perfeita e em tempo real das suas operações nas áreas de ‘Negócio’ e ‘Sistemas e Suporte’.

“O sucesso do CIO.dashboard levou a CLF a desenvolver mais dois dashboards: um para a monitorização do desempenho da atividade operacional e outro para a monitorização do desempenho da produção da atividade. Isto diz tudo sobre o nosso grau de satisfação e sobre a melhoria da nossa capacidade de resposta aos requisitos do negócio. Criar valor é basicamente isto”, conclui Alexandre Carvalho.


Alguns números-chave do projeto:

  • 1 Dashboard com informação centralizada de negócio, sistemas e suporte (projeto inicial)
  • 4 Fontes de dados - Data Warehouse de Infraestrutura, Data Warehouse de Helpdesk, Fontes Externas - Custos com expedição de documentos e custos relacionados com impressões e documentos
  • 2-10 Utilizadores
  • 20 Indicadores – Produtividade (Trouble Tickets), Custos com Expedição, Impressoras (Uso e Impressão) e Esforço da Equipa (Manutenção, em carteira, entre outros)
  • 3 Semanas de implementação