Closer in Singapore with Advanced Analytics - [Portuguese]

A Closer está esta semana no centro financeiro do Sudeste Asiático numa iniciativa que se enquadra na sua estratégia de expansão e no crescente reconhecimento da área de Advanced Analytics a nível global. Além de ser oradora convidada da Nanyang Technological University, a Closer tem vários encontros agendados com empresas e parceiros locais numa geografia definida como prioritária em termos de aposta internacional (a par do Brasil, Reino Unido e Dinamarca). A Closer já está a trabalhar para um cliente do setor bancário na Malásia e pretende agora crescer naquele que é considerado um dos maiores e mais competitivos mercados financeiros do mundo. O negócio além-fronteiras deverá representar este ano 23% do volume de negócios.
Lisboa, 22 de abril de 2015 – A Closer, tecnológica portuguesa focada em simplificar e rentabilizar o dia-a-dia das empresas, está esta semana em Singapura como parte da sua estratégia de expansão internacional. Como refere João Pires da Cruz*, co-Fundador e Partner da Closer, “Singapura é o centro financeiro do Sudeste Asiático, uma realidade económica duas vezes maior que a União Europeia e com um crescimento incomparavelmente superior. Passar por Singapura é incontornável quando se fala em globalização e quando se sabe que o produto que temos é bom”.
A deslocação inclui a participação na sexta ’Complexity Community Sharing Session’ que decorre na Universidade Tecnológica de Nanyang e onde João Pires da Cruz irá apresentar os modelos matemáticos utilizados pela Closer em projetos do setor financeiro. “Uma das componentes fundamentais da atividade da Closer passa pelo contacto com as universidades nos mercados onde atua e foi daí que surgiu o convite para fazer uma apresentação na NTU sobre um tema, dos vários a que dedicamos a nossa investigação, que suscitou o interesse dos investigadores locais, com os quais já mantínhamos uma relação académica com alguns anos”, refere João Pires da Cruz.
Sobre o enquadramento da oferta de Advanced Analytics à especificidade de Singapura, João Pires da Cruz salienta que “A Closer é, na área de Advanced Analytics, uma das empresas mais avançadas do mundo. Isto significa que a nossa oferta distingue-se naturalmente por si só, não porque um mercado é mais ou menos deficitário neste tipo de serviço. Singapura, como centro financeiro gigantesco, aloja centenas de empresas financeiras às quais podemos oferecer os nossos serviços.”
De facto, a área de Advanced Analytics é a área ‘embrião’ da Closer e foi dela que nasceram todos os outros produtos e serviços, muitos gerados por necessidades laterais e que se tornaram ofertas com valor próprio. Hoje é uma das áreas com maior procura dos mercados exteriores e aos quais os clientes reconhecem mais valor acrescentado. “Desde processos de otimização de rotas com marcas mundiais de geo-referenciação, sistemas de deteção de padrões de consumo até modelos de captação de clientes para bancos globais, a Closer está a fazer o seu caminho de empresa de importância global que espera ser. O nosso crescimento vai centrar-se na obtenção de parceiros locais que vão fazer crescer a marca Closer, por isso a seleção de geografias será condicionada pelo esforço que é necessário para juntar à ‘família’ novas pessoas, com novas culturas e com hábitos diferentes daqueles a que estamos habituados.”
A Closer já está a trabalhar para um cliente do setor bancário no sudeste asiático (Malásia) e pretende agora crescer naquele que é considerado um dos maiores e mais competitivos mercados financeiros do mundo. A empresa tem atualmente escritórios em Lisboa, Évora, São Paulo, Belo Horizonte e Londres. Todos os anos investe 25% dos resultados em I&D, tem uma equipa de 160 colaboradores e é um dos maiores empregadores privados de físicos em Portugal - 15 - dos quais cinco doutorados, além de dezenas de matemáticos. Em 2015 prevê que o volume de negócios cresça mais de 56%, sendo 23% oriundos do mercado internacional
Sobre a Closer
Fundada em 2006, a Closer é uma tecnológica portuguesa focada em simplificar e rentabilizar o dia-a-dia das empresas através do desenvolvimento de produtos e disponibilização de serviços de consultoria, outsourcing e nearshoring nas áreas de Business Intelligence, Advanced Analytics, Mobilidade, Digital Signage e Cloud Computing. Com forte expertise nos setores financeiro, telecomunicações, retalho e contact centers, a Closer tem uma equipa de 160 colaboradores, escritórios em Lisboa, Évora, Londres, Belo Horizonte e São Paulo.
*Sobre João Pires da Cruz
João Pires da Cruz é doutorado em Física, Mestrado em Eng. Física e Licenciado em Física. Trabalha há mais de duas décadas em Business Intelligence, Data Science e Suporte à Decisão, particularmente em sistemas económicos/financeiros, em que é autor de várias publicações/comunicações científicas e participante nas dezenas de projectos desenvolvidos pela empresa em vários países. Na vertente empresarial é sócio-fundador da Closer, empresa que acompanhou desde a sua fundação até aos dias de hoje, em que atingiu 160 colaboradores e escritórios em Lisboa, Évora, Londres, São Paulo e Belo Horizonte. Passou ainda pela KPI Solutions, Novabase, Praetor e INDEP. Na vida pessoal, é casado e pai de 2 filhos, é um apaixonado da Esgrima, onde tem um título nacional por equipas na arma de sabre, e pelo Atletismo. Ainda mantém a sua ligação ao mundo da ciência no Centro de Física Teórica e Computacional da Universidade de Lisboa.